Dia 23 de junho, sexta-feira, o vereador Mazinho dos Anjos (PSD) estará realizando, às 14 horas, no Auditório Zemar Moreira Lima, no Palácio Municipal Jerônimo Monteiro, na Prefeitura Municipal de Vitória, sua segunda Audiência Pública, com o tema “A Desburocratização como Chave do Empreendedorismo”.
O evento é uma realização da Comissão Especial de Desburocratização e Empreendedorismo, da Câmara Municipal de Vitória, que tem como criador e presidente o vereador Mazinho dos Anjos, como vice-presidente, o vereador Sandro Parrini (PDT), e como membros, os vereadores Davi Esmael (PSB), Dalto Neves (PTB) e Luiz Paulo Amorim (PV).
O evento está trazendo para Vitória o doutor Fabio Alexandre Fernandes Ferraz, que já foi Secretário Municipal de Gestão e é o atual Secretário de Saúde da Prefeitura Municipal de Santos, litoral de São Paulo.

Ferraz virá especialmente a Vitória para falar sobre o programa “Processos Digitais”, concebido, coordenado e implantado por ele na Prefeitura Municipal de Santos.
“O programa basicamente passou a substituir a metodologia tradicional pela digital. Mudou toda a atividade de fluxo interno de processos em 70% do total que tramita pela prefeitura. São 80 tipos de processos que foram agilizados pelo programa”, explicou. Segundo Ferraz esse programa agilizou e muito a máquina pública. “Só para ter uma ideia, a tramitação de um processo, por exemplo, que antes levava 90 dias, agora, com o sistema digital, não leva mais do que 10 dias para ficar pronto”.
Outra vantagem do programa “Processos Digitais” é a economia. “Só de papel são aproximadamente de R$ 500 a R$ 600 mil de economia anualmente”, diz. Mais uma questão importante, segundo ele, é o controle que se tem do fluxo do processo. “A gente sabe, por exemplo, quanto tempo esse processo fica na caixa de entrada, quem está ou não produzindo, entre outros itens”.
Para implantar o programa “Processos Digitais”, Ferraz explica que foi preciso, inicialmente, mudar a cultura dos servidores públicos. “Imagina mudar a cabeça de um servidor que estava ali há 30 anos fazendo a mesma coisa, do modo tradicional, e, de repente, precisa começar a trabalhar digitalmente, em todos os aspectos?
Claro, foi necessário implementar práticas de lideranças”, lembra. “Focamos muito em capacitação, e dividimos em três grupos: usuários do sistema, replicadores e pessoal técnico/suporte”.
Ferraz ainda cita outro fato importante com a implantação do programa. “O que foi economizado em papel, dando só um exemplo, já pagou todo o investimento”, ressalta.
Currículo
Fábio Alexandre Fernandes Ferraz é Master em Liderança e Gestão pela CLP – Centro de Liderança Pública e Módulo Internacional na Harvard Kennedy Scholl of Governament, Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela FGV/SP, Especialista em Direito Processual Civil e Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Santos. Foi Secretário Municipal de Gestão de Santos, de 2013 a 2016, Diretor de Habitação da COHAB-ST – Companhia de Habitação da Baixada Santista, Chefe de Gabinete do Deputado Estadual Paulo Alexandre Barbosa na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Assessor Parlamentar na Câmara Municipal de Santos e exerceu a advocacia nas áreas previdenciária e trabalhista.
Ministrou diversas palestras em congressos e seminários de âmbito nacional nas áreas de gestão de recursos humanos no setor público, modernização e aplicação de tecnologias da informação e busca pela eficiência da estrutura pública. Além do programa “Processos Digitais”, também coordenou a concepção, implantação e gestão do programa “Participação Direta nos Resultados”, da Prefeitura Municipal de Santos, instituindo e universalizando os contratos de gestão por resultados, gerando a possibilidade de bonificação por metas alcançadas à integralidade dos servidores.