Enquanto o Projeto de Lei do vereador Mazinho dos Anjos, que concede o título de Utilidade Pública ao Instituto Ponte, aguarda aprovação do Executivo, o parlamentar visitou a sede da organização nesta sexta-feira (13), localizada no bairro Consolação, em Vitória.
Mazinho foi recebido pela diretora-presidente do Instituto Ponte, Bartira Gomes de Almeida e o conselheiro fiscal da organização, Allan Azevedo Salim. Na visita, o vereador conheceu as instalações do instituto e os estudantes que participam do projeto.

De acordo com Bartira Gomes, “o Instituto Ponte tem a missão de dar a oportunidade de uma educação de qualidade a adolescentes de família de baixa renda. Nós damos todo o suporte para que o aluno que está conosco alcance seus objetivos”.
Com a ajuda dos patrocinadores, o Instituto Ponte consegue oferecer alimentação, transporte, aulas de Matemática e Português, e acompanhamento de diversos profissionais que vão somar na formação de um jovem capacitado para o futuro.
“Não temos a capacidade de mudar a educação no Brasil, mas podemos mudar a vida de cada estudante aqui dentro e da sua futura geração. Nosso projeto é mais qualitativo do que quantitativo”, pondera a diretora.

O conselheiro fiscal, Allan Salim acrescenta ainda que quase 400 alunos se inscreveram no último Processo Seletivo para estudar no Instituto Ponte. “Eu e Bartira fomos a Curitiba e conhecemos um projeto que dá certo há mais de 23 anos, então fundamos algo semelhante ao que vimos, baseado no princípio da meritocracia. O processo seletivo é o primeiro desafio a ser vencido por quem quer entrar aqui. Isso faz com que nossos alunos influenciem seus amigos e familiares”, afirma.
Eles estão acima da média
Em 2018, a organização passou a receber 85 alunos da Grande Vitória, Conceição da Barra, Marechal Floriano e Marilândia. Atualmente, o instituto conta com 58 bolsistas do ensino fundamental e médio, estudando nas melhores escolas do estado, e 27 novos alunos no contraturno escolar.
No primeiro trimestre de 2018, os alunos do Instituto Ponte se destacaram nas escolas particulares onde são bolsistas. Muitos deles alcançaram média maior que a da turma onde estudavam. A média dos atuais 56 alunos é de 8,7 pontos.

Mas a proposta deles não é somente melhorar as notas dos alunos. Na verdade, notas altas são reflexo de alunos que estão aprendendo também a se comunicar, a colaborar um com o outro, a conhecer seus deveres e direitos, além de multiplicar a demonstração de gratidão.
Utilidade Pública
O Projeto de Lei 74/2018, proposto pelo vereador Mazinho dos Anjos, vem para conceder o status de Utilidade Pública ao Instituto Ponte pela relevância do seu trabalho para a população de Vitória.
“A organização venceu recentemente o Prêmio Nacional de Boas Práticas de Gestão do 3º Setor de 2018, na categoria ‘organizações de pequeno porte’. Apenas quatro entidades no Brasil inteiro foram reconhecidas nessa categoria. Isso evidencia a utilidade pública dessa organização”, explica o parlamentar.
O PL foi aprovado em plenária, no dia 21 de junho, e agora aguarda aprovação do prefeito da cidade, Luciano Rezende.
Clique aqui e saiba mais sobre o projeto e os benefícios de ter o título de Utilidade Pública: http://bit.ly/pl-instituto-ponte.