No dia 23 de setembro é comemorado o Dia Estadual da Jovem Advocacia, instituído pela Lei 2.216/2024, que se originou de um projeto de lei do deputado Mazinho dos Anjos (PSDB). Para celebrar a data, o parlamentar realizou, na noite de terça-feira (30), no Plenário Dirceu Cardoso, uma sessão especial, com a entrega de certificados para 44 jovens advogados.
O presidente da Comissão da Jovem Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), Carlos Saar, lembrou em sua fala que a data foi escolhida por uma razão importante. “O dia escolhido certamente não foi por acaso, definitivamente não foi. Em 23 de setembro de 2019 foi publicada a lei federal que garante aos jovens advogados o direito de participar ativamente do processo de eleição das seccionais de todo o Brasil”, revelou.
“Um marco democrático que antes não existia e que ampliou a voz da Jovem Advocacia e reafirmou esse papel essencial que temos nos rumos da ordem e da sociedade. Me permitam dizer, a Jovem Advocacia é a espinha dorsal da nossa profissão. Muitos afirmam que o futuro depende dos jovens, mas nós somos de fato o presente”, acrescentou Saar.
O secretário-geral da OAB-ES, Eduardo Sarlo, deixou uma mensagem aos que estão iniciando na profissão. “Eu, com muito respeito, com a máxima vênia, vou dar um conselho aos novos advogados, que talvez não sejam jovens, já tenham uma carreira, mas eu acho que o que falta hoje para a nossa advocacia ser plena, respeitada e termos dignidade, é que os advogados, em absoluto, ajam com a verdade e sejam urbanos com os colegas.Tenham ética, educação, ajam com humanidade e ajudem os colegas”, afirmou Sarlo.
A reunião foi conduzida pelo proponente, deputado Mazinho dos Anjos. O tucano falou com entusiasmo da profissão. “Que essa homenagem de hoje, seja um incentivo para vocês, para que vocês continuem na carreira. É desafiador você começar, não é fácil. Às vezes você tem o escritório de um pai para continuar, às vezes você não tem, como eu não tive”, revelou Mazinho, que tem o registro da OAB.
Confira a lista dos homenageados
- Alexia Lorraine Francisca dos Santos Neves
- Ana Carolina Azeredo Reis
- Ana Elise Azevedo Brandão
- Brenda Nunes dos Santos Rocha
- Bruno Klippel Hand
- Camila Dias
- Carlos Henrique Saar Ribeiro
- Carlos Roberto Guimarães Peixoto Bravo
- Davi Araujo Portela Carneiro
- Fabiana Alves Pessoa
- Guilherme Bortolon Cardoso
- Heitor Eduardo Rodrigues Pereira
- Hellen Tiburcio
- Hiago Mouraes Mascarenhas Bigossi
- Iago Luis Alves Novaes
- Julio Ferreira Neto
- Juliana Ferreira Soares
- Kassiane Souza Fraga
- Letícia Raidan Gobbi
- Lucas Rosa
- Luiza Drumond Santos Cerqueira
- Luiza Thurler Pereira
- Mariana Serrão Cardoso Marques
- Matheus Caliman Vassoler
- Myckael da Silva Dias
- Paula Bressaneli Nascimento Santos Quirino
- Pedro Henrique Teixeira Ewald
- Pyetra Ronconi de Christo
- Pyerre Alex Santos Schmitel
- Rafael Roveta Rangel
- Rayane Rabelo Silva
- Richard Batista Pereira
- Sabrina Nascimento Zanellato
- Tainah Freire Mozer
- Vitor Henrique Galdino
- Samara Gomes Ferreira
- Paulo Antonio Marques Motta
- Raila Barbieri
- Paulo Antonio Marques Motta
- Thaís Ketteryne Tonon
- Dyennyfer Menezes Nascimento
- André Cesar Ferreira Conceição
- Gessica Cardozo Souza
- Karla Feu Santos