A Seleção Capixaba de Vôlei Masculino Sub-16, campeã brasileira da primeira divisão, foi homenageada nesta segunda-feira (22), na Assembleia Legislativa. O título garantiu o acesso da equipe à divisão especial do torneio em 2026, e a homenagem foi feita aos atletas e à comissão técnica.
“É uma forma que temos de incentivar e dar visibilidade aos nossos atletas, que tão bem representam o Estado. Não é pouca coisa o que eles conquistaram e esperamos, com isso, motivar atletas de outras modalidades também a competirem em alta performance”, disse o deputado Mazinho dos Anjos (PSDB), autor da iniciativa.
Em outubro, o parlamentar irá homenagear também as meninas da Seleção Capixaba Feminina da mesma categoria, que conquistaram o mesmo feito. As duas seleções capixabas estarão na elite do vôlei brasileiro de base na temporada de 2026, ao lado das grandes seleções nacionais.

VITÓRIAS MARCANTES ATÉ O TÍTULO
A seleção masculina terminou a competição invicta e na final fez 3 sets a 0 no Maranhão, com parciais de 25/17, 25/22 e 25/12. Antes, tiveram de superar Goiás, Amazonas, Pará e Tocantins. Já as meninas derrotaram o forte time de Goiás por 3 sets a zero numa final duríssima, com parciais de 25/22, 25/20 e 26/24.
Na fase de grupos, as meninas do Espírito Santo haviam perdido de Goiás pelo mesmo placar que devolveram na final. Ainda na fase de grupos o Espírito Santo derrotou Rondônia (3 a 1), Tocantins (3 a 0) e Maranhão (3 a 0). Na semifinal, venceu o Rio Grande do Norte por 3 sets a 1 e, na final, Goiás por 3 sets a 0.
O auxiliar técnico Jordan Moreira, que participa das comissões tanto do masculino quanto feminino representou os demais membros da comissão técnica, falou com otimismo do futuro do vôlei capixaba no Campeonato Brasileiro, vendo possibilidades de brilhar na divisão especial.
“Nosso objetivo é que em 2026 todas as seleções disputem a divisão especial. O vôlei capixaba está se desenvolvendo muito, com os clubes montando excelentes estruturas e captando atletas de qualidade”, disse Jordan.
Além do título, o time masculino teve também destaques individuais no Brasileiro em Saquarema: Davi, o melhor ponteiro e o melhor jogador da competição; Gabriel Gomes, o melhor oposto; Gabriel Lordello, o melhor líbero; Edcarlos Gomes Santos, o melhor técnico.
TIME FEMININO TAMBÉM É DESTAQUE
Na seleção feminina, o Espírito Santo também deu a maioria das atletas para a seleção do campeonato: as centrais Manuela Alvarenga e Isabela Negrelli e a oposto Julia Zon, que também levou o prêmio de melhor jogadora (MVP) do campeonato. Pollianny Alves da Silva foi eleita a melhor treinadora da competição.
A seleção masculina homenageada: Bernardo Moraes, Dante Saretta, Davi Freitas, Enzo Santuzzi, Gabriel da Cruz, Gabriel Lordello, Gabriel Gomes, Guilherme Maia, João Pedro Arruda, Lorenzo Sartório, Pietro Giacomin e Rafael Ludolf. Comissão técnica: Edcarlos Gomes Santos, Fábio Luiz Magalhães e Jordan.
Em outubro, serão homenageadas as meninas da seleção feminina: Milena Alvarenga, Marina Santos, Leticia Collodetti, Rafaella Novais, Helena Cortoletti, Gabriela Francilino, Manuela Alvarenga, Isabela Negrelli, Maria Clara Sabadini, Julia Zon, Maria Eduarda Schunk e Manuela Scardua. Comissão técnica: Pollianny Alves da Silva e Antônio Roberto de Oliveira.
Fique por dentro das ações do deputado Mazinho dos Anjos (PSDB)